01 - Servir a Deus não é fácil, quem diz que é fácil, é mentiroso, mal informado e falso, a prova do que falo é muito simples.
02 - Jesus disse que há dois caminhos, um é largo, e atraente, este é o caminho da perdição, e o outro caminho é apertado, e cheio de provações, este é o caminho da salvação.
03 - Mostrando com clareza que ir para o inferno é o caminho fácil e ir para o céu é o caminho difícil.
04 - Quando lemos os Evangelhos, percebemos que eles não vem com uma cobertura de glacê, para parecer mais bonitos e apetitosos.
05 - A própria Bíblia diz que a Palavra é a verdade e não pode mentir. Então, esta é a verdade: a salvação é extremamente difícil, é tão difícil que um dos discípulos chegou a dizer:
“Quem pode, então, ser salvo?” Mateus 19:25
06 - Todos os apóstolos de Jesus, foram assassinados, vários profetas do Antigo testamento foram assassinados, João Batista foi decapitado, e tudo por causa do Evangelho.
07 - A oferta do pecado é abundante, perfumada e altamente tentadora, especialmente nestes últimos dias, a oferta é tão vasta que comparo a uma enxurrada que vai levando tudo que encontra pela frente, se o crente não se agarrar na cruz, será levado por ela.
08 - Disse Jesus:
“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; (Mateus 7.13)
“E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. (Mateus 7.14)
09 - Certamente é bem mais fácil passar por uma porta larga e certamente é bem mais interessante escolher um caminho sem buracos, florido, cheio de atrativos visuais. Mas esta porta larga e este caminho encantador, levam à perdição eterna.
“Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. (Provérbios 14.12)
10 - A nossa luta é esta, entrarmos pela porta estreita e escolhermos o caminho mais difícil, mais pedregoso, mais esburacado. Escolher uma vida de santidade, vigílias, jejum e oração, humildade e simplicidade. E vencer as grandes tentações e provações.
“Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão”. (Lucas 13:24)
11 - Pelo menos temos a certeza plena de qual é o caminho perfeito, e que vai nos levar de volta ao Pai Celestial. O caminho é Jesus.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14.6)
12 - Se escolhermos a Jesus como o caminho a ser seguido, Ele nos assegura que seremos saciados em sua presença e estaremos seguros, nesta vida e na eternidade. Ele nunca nos abandonará.
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” João 10:9
13 - Precisamos ter consciência de que só há um Salvador, Jesus, o filho de Deus.
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” Atos 4:12
14 - Depois de termos os nossos olhos abertos para as maravilhas da salvação podemos contemplar a beleza da santidade de Deus em nos conduzir pelas veredas da justiça e liberdade. João 8:32
“Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente” Salmo 16:11
15 - E tudo que Deus requer de nós é que sejamos perfeito, como Ele é perfeito em tudo.
“Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5.48).
16 - Mas não se iluda, o Diabo não se cansa de perseguir os filhos de Deus, muitos são os seus truques, mas de todos Deus nos dá o escape. A perseguição é certa, assim como é certo o livramento. Salmo 21:11
“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” 2Timóteo 3:12
17 - A salvação é realmente difícil, mas nada comparado com padecer eternamente no lago de fogo e enxofre, (Ap 21:8) sabendo que Deus tem o paraíso para nós, a nova Jerusalém, uma cidade toda de ouro. (Ap 21:18)
Pr. Dr. Otacílio Mota